quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Polvinhos Para Prematuros e Recém Nascidos.

Um Projeto que se consolidou em alguns hospitais do brasil, e fez com que varia pessoas do ramo do crochê se solidarizassem, e criassem uma ong, ou uma rede de artesões disponíveis para ajudar a fazer e doar um polvinho.....


 

PS* Polvinhos da foto foram feitos por mim!!!
 
Como tudo começou?
O movimento começou em 2013 na Dinamarca. Um grupo de voluntários decidiu fazer polvos de crochê para bebês prematuros em um projeto chamado Spruttengruppen (The Danish Octo Project). Eles são os "pais" da ideia (site: spruttegruppen.dk / fanpage: facebook.com/spruttegruppen/).
Os pioneiros do projeto na Dinamarca deixam claro em seu site que eles não possuem "a patente" da receita dos polvinhos e que não têm como ter controle sobre a vasta produção de bichinhos que se iniciou com a finalidade de ajudar prematuros em todo o mundo. Eles recomendam que todos os polvos confeccionados sejam DOADOS e não comercializados, mas reforçam que não têm como impedir tal acontecimento.
Como funciona? Quais os benefícios dos polvos para os bebês?
Os polvos de crochê são colocados dentro da incubadora, junto aos bebês prematuros. De acordo com relatos de pais e profissionais de saúde de UTIs neonatais, o uso do polvo de crochê parece acalmar os pequenos, ajudando a normalizar a respiração e os batimentos cardíacos e evitando que eles arranquem fios de monitores e tubos de alimentação.
A equipe do Octo Project da Dinamarca afirma que ainda não há estudos científicos sobre o uso dos polvinhos para os prematuros. Contudo, eles salientam que os polvos de crochê têm sido usados como brinquedos desde 2013 na Dinamarca e em alguns países da Europa sem nenhum relato de infecções ou danos à saúde dos bebês, pelo contrário: a cascata de efeitos positivos mencionados acima começa a ser observada sempre que um novo amiguinho é posicionado dentro da incubadora com o bebê.
Na Dinamarca cada bebê leva seu polvinho para casa na alta do hospital. Entretanto, nao há problema algum em reutilizar os polvos de crochê (de um bebê para outro) desde que estes sejam devidamente esterilizados. 
Observações importantes
* Vale lembrar que o uso dos polvos de crochê é algo lúdico, ou seja, ele é um brinquedinho e portanto não é considerado uma terapia ou um tratamento para o bebê prematuro.
* O uso dos polvos de crochê não diminui nem exclui a importância de práticas já consagradas como método canguru, aleitamento materno e a presença dos pais na UTI, pelo contrário, o uso dos polvos vem a somar na busca do bem estar e na recuperação da saúde de nossos pequeninos.* Ainda não há evidências científicas dos benefícios do uso dos polvos de crochê para os bebês prematuros. O que temos até agora são relatos de experiências. Dito isso, reforçamos nosso desejo de que comecem a ser documentados os resultados desta iniciativa.
* Acreditamos que todo e qualquer movimento em prol dos prematuros e suas famílias, como este dos polvos de crochê, são louváveis desde que não comprometam a segurança dos nossos pequenos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário